quinta-feira, 7 de fevereiro de 2002

Mana parte II - desespero amoroso e regozijo no gozo

Amiga Cristina do Vale.

Agora é papo pedagógico mesmo.

Quando comecei a estudar a Língua Inglesa (in the point of giving classes - cos' Im a teacher 2) eu tinha uns sete anos de idade, e adorava a língua, tanto que ninguém dentro do carro podia cantar a porra da letra das músicas do Earth Wind & Fire, somente eu, por puro treino. Depois entrei num curso de Inglês e dali fui definindo ainda mais o amor pela Língua Inglesa. Aos quatorze, tinha duas vertentes na minha cabeça. Uma, era me tornar desenhista, coisa que fiz aos quinze anos junto com o meu eterno amigo Chico Torres, que assina o Cocadaboa como Eddie Torres e Kid Malandragem, criando o personagem Sarcantus (que é uma longa história e depois eu te falo com mais calma) e outra era dar aula de inglês, que hje exerço como profissão de carteira assinada aos 22 anos. Comecei dando aula de monitoria do Fisk da Ilha do Governador aos dezesseis, e a vida de desenho não estava me agradando muito. Tanto que deixei de roterizar para escrever as histórias. Um ano e meio depois, eu estava fazendo vestibular e fiz para duas faculdades, Desenho Industrial na UFRJ e Letras Port-Ing na UERJ FFP (Faculdade de Formação de Professores). Passei para as duas, mas a UFRJ tinha começado primeiro. Quando entrei na sala de desenho, o professor encheu o quadro de livros e uma fórmula de cálculo de coeficiente de aerodinâmica. Nunca mais apareci na UFRJ. Logo depois, depois de escutar os esporros de meu pai, e o desespero de minha mãe, veio a confirmação da UERJ para faculdade de letras. Não deu outra, estou lá até hoje. Logo apareceu a chance de eu dar aula num pré-vestibular comunitário, onde eu percebi que era bom professor com redação (tanto que naquele ano, eu ganhei o título de professor mais despojado e interativo com a turma) - desculpa a egolatria, sou meio contra ela, mas eu quero te exemplificar como voc6e pode se encontrar na vida pedagógica - . Logo, no ano seguinte, no mesmo curso. Comecei dando aula de Inglês e Redação, um mês depois, quase todos do curso foram chamados para dar aula num pré-vest do Instituto Dom Bosco em Barra de São João, e para você ter idéia, isso fica a três horas de ônibus do Centro do Rio (isso é ano de 2000). Foi o ano que comecei realmente a ver a cor verde do dinheiro e a gana para tê-lo mais, foi aumentando.

Agora o que vale mesmo dentro de uma sala de aula é a sua apresentação e como você preparou a aula. Isso é que realmente conta. Se você escolheu essa profissão é sabendo que vai ter que passar a vida estudando, comecinho de sábado, dar aquela revisão na matéria que vai apresentar na semana, mesmo que você já a domine de cor e salteado, mas mesmo assim, tem que fazer um roteirozinho sobre como vai ser apresentado no quadro, o que vem antes e o que vem depois, coisas de uma pessoa organizada.

Eu, pelo menos, faço o seguinte. Eu sento um fim de semana inteiro e preparo as aulas do mês inteiro, pois aquele fim de semana já me foi possível isso. Pego o planejamento anual, vejo as bases que foram criadas, e escrevo o meu roteiro. Porque vamos supor que a aula corra maravilhosamente bem e você ainda tenha trinta minutos para aniquilá-la. Num pré-vest é inimaginável ficar parado, tem que ter a saraivada de matéria. Acabar orações coordenadas, entrar em subordinadas. Falar das reduzidas, lembrar de sujeito pleonástico, etc, cair dentro e destroçar a matéria, e claro, você só vai explicar bem aquilo que conhece bem., então, tem que estudar sempre.

Depois de saber a matéria, como fazer para ter a atenção dos alunos. Primeiro, postular bem a voz, saber usar muito bem a sua voz, mas não quer dizer que é gritar sempre. Se um aluno está lhe dando problema, faça da seguinte forma: Já que ele gosta de ser o palhaço, mande-o fazer palhaçada. Coloque ele pra dar a aula, pra dançar na frente da turma caso não saiba a matéria. Eu colocava os meus alunos para dançar a dança da motinha na frente de sala de aula caso não soubesse a matéria, e se não dançasse, os alunos iam perdendo ponto no teste. SOU MAU!!!!!! SOU MAU!!!hehehehe. Mas o jeito é encontrar artifícios para dar uma boa aula, e chamar a atenção dos alunos é fundamental.

Uma vez, juntaram duas turmas de redação minhas no pré-vest porque um professor tinha faltado, eu tinha duzentos alunos na minha frente e a matéria para deslanchar. Que eu fiz? Peguei uma rosa no canteiro das flores, joguei uma água no cabelo, levantei a gola da camisa e dei aula imitando Cauby Peixoto. Teve uma coroa que saiu correndo da sala segurando a piriquita para não se mijar em sala de aula de tanto rir. Eu sai aplaudido daquela aula. Heheheh. Foi maneiro. Tanto que adoro dar aula para público cheio. Professor que é bom professor não dá aula, dá show interativo. Aprenda isso. Até porque, aluno é o OVO ESQUERDO DO CAPETA, TÁ MAIS PRA FORA E QUER APARECER NA FRENTE DA VAGINA, entenda que se eles não gostarem da primeira aula, todas as aulas do ano serão uma merda, mas se a primeira aula for ótima, xuleta! não precisa de mais nada, apenas uma boa aula preparada.

Problemas amorosos.

Já meu problema com a Raquel, hoje, nesta data, parece estar acabado. Eu ando sem meu celular porque ele está quebrado, não está recebendo sinal. E ontem eu passei o dia inteiro fora, recebendo o salário dos colégios e indo fechar os últimos detalhes do pré-vest que eu abri. Sim, agora sou um micro empresário. Quero dizer, abri um pré-vest comunitário e vou me tornar um pilantrópico. hehehe. E quando eu a liguei ontem, ela me pagou um esporro de marca maior por eu não ter dado notícias a ela. Era tudo que eu queria escutar, a preocupação dela. Eu andava deprimido pois ela tava me deixando de lado. Agora as coisas parecem ir bem. Amiga Mana, foram dois meses de desespero e choros quase cotidianos. Tanto que não consegui escrever de novo o meu texto para o Cocadaboa desta semana. E ainda tinha falado com o Tio Manson que eu enviaria essa porra para ele ontem.

Mas vou reiterar aquilo que disse anteriormente a você. Se ele foi o primeiro homem que você amou na tua vida, bom pra você que amou e vai saber que a vida é boa também . O foda é, agora que aprendeu a amar, vai querer amar mais e mais (em todos os sentidos). A má história. Você não quer ser tachada de nada porque tá com vontade de Amar mesmo, mas queria que fosse somente com aquele cara que você teve a sua primeira vez. DESENCANA. Aquele cara não te deu bola, não te deu valor, então ele não te merece. Se ele quer merda na vida, então ele vai ter merda na vida, e saiba que você não é merda qualquer, que você é superior e que se não achar o grande amor no próximo que virá, achará num outro, que também já foi descartado e jogado fora e que sofreu os mesmos pesos do coração quanto você. Dê o seu valor ao mundo e a si mesmo. Pois se você dá valor a si mesmo, você vai ver que o mundo vai assimilar essa valorização, mas claro, tome cuidado para não ser egocêntrica. Só isso. Como que a gente sabe que o Jô Soares é um cara inteligente, porque ele fez propaganda da inteligência dele, é ele se deu o valor, então todos darão valor a ele, porque ele se deu valor. Todas as pessoas falam da boca pra fora quando não te conhecem, e a partir do momento que te conhecem e sabem quem você é, farão que nem se faz por um time de futebol, mesmo na merda, estaremos torcendo pela sua vitória.

Amiga Mana, desperte pois o mundo quer te abraçar como nós loucos do manicômius abraçamos você.

Bem vinda a nossa equipe.

Nenhum comentário: