domingo, 29 de julho de 2001

Esta semana eu estou sofrendo um certo dilema. Quando o cocadaboa foi criado, tudo tinha uma certa conotação ligado a Falo e ao sexo grupal. Por isso, baseado no nome Falo de Metal, que Chico ia usar como seu codinome na página, foi criado Falácia da Composição, e que ia ficar muito parecido com um outro codinome que Wagner também ia usar, e por isso, na época, pensei em P.I.R.U. - que no começo era Poeta Irreverente Ruminante e Urinador - que, por causa do Irreverente, eu achava muita pretensão de minha parte chamar-me de irreverente e resolvi trocar para Irresponsável, que até combinava melhor com a idéia do personagem Poeta, pois não passa disso, um personagem criado para que eu usasse como máscara e escrevesse para o Cocada. Só que a imagem do personagem ultrapassou a ficção do Cocadaboa e tornou-se a imagem da minha existência. Todos hoje em dia me conhecem como P.I.R.U. e não mais como o Sarcantus (que é mais um personagem meu e que esse eu fiz questão de que fosse usado como um sobrenome meu). Não vou dizer que isso me chateia, ao contrário, é resultado de um trabalho que deu certo. Não vou negar, adoro o sucesso do meu personagem P.I.R.U. , e que esta semana, até mesmo resolvi trocar o meu nome mesmo - Márcio Calixto - e atualizar o Blog como P.I.R.U. Calixto. Só que as coisas que estão vindo adiante vão marcar ainda mais o meu nome com este personagem; Márcio Calixto = P.I.R.U. E estou com um certo receio do que pode vir agora. Será que troco de uma vez por todas o nome do personagem P.I.R.U. para Sarcantus, fazendo a alteração em todos os meus textos no Cocada ou continuo com ele, mesmo sabendo que o nome P.I.R.U. estará vivo para sempre? É engraçado.

Quando eu pensei no pequeno personagem José Francisco Rego, que apelidava-se como Cisco Rego, o adolescente punheteiro que de vez em quando eu escreverei com esta farsa, já tinha este ideal de amenizar a potencialidade de P.I.R.U. e formar uma cadeia de personagens que tivessem esta conotação sexual exacerbada em sua característica de personalidade.

Com este mesmo intuito, criaria uma galinha germânico-brasileira que seria desenhada e colocada como tiras de jornal numa seção entitulada Cu à gula (ou cacofonia para Coagula de coagular) e que teria o nome de Kussen Pestana. Só que não consegui colocar a idéia para a frente pois eu tenho um grande potencial para criar personagens, mas mantê-los, para mim é díficil, por uma certa escassez de idéias. O que foi totalmente ao contrário de alguns personagens que criei como (posto na ordem de criação): João Silva Campos (ou Juntos Saberemos Compor) - meu primeiro personagem real para um livro que escrevo desde os meus 16 anos chamado Acesso Restrito; Sarcantus (ou mais conhecido como Sarcasticus Sarcantus) - criação minha e de Chico Torres que embala parte do caminho de nossas vidas por ser a maior coincidência que eu conheço - um homem sarcástico que mata para aliviar a pressão da perda da família mas que está na polícia e é encarregado divino direto no mundo para salvá-lo, por isso o sarcasmo, algo que tem muito a ver comigo mesmo; Parcuah Vijah Sun Yanken (poeta e escritor húngaro) - que é a personificação do meu lado crítico, que também é muito forte e que mais tem a ver comigo, tanto quanto Sarcantus, que posso chegar a te dizer que já ganhou vida própria dentro de mim ; P.I.R.U. (Poeta Irresponsável Ruminante e Urinador) - que mais se liga ao meu lado mais tragicômico, pois faz das próprias mazelas o seu ponto de vida, e na verdade, é um poeta que nunca escreveu uma poesia, mas acha o mundo lindo porém perdido, e seu universo masculino afunda-se na mesma proporção que ele afunda nas mulheres, e a questão do Ruminar e Urinar se liga a questão da filosofia do Cagar e Andar, só que aquele que muito é balançado acaba "Ruminando" o seu conteúdo e "Mijando" o que vem na mente, por isso quando a Mulher Maravilha escreveu que eu era um Dadaísta, vi que meu personagem atingira a plenitude de sua existência e eu tinha conseguido o que eu tinha planejado para ele.

Claro que tem mais personagens do que esses mas só estes está mais do que ótimo!

Nenhum comentário: