quinta-feira, 28 de junho de 2001

Por um gole de café II

Escrevi o conto abaixo a favor do meu vício com o café. Toda vez que chego no Bon Marche aqui na Tijuca, tem um coroa que fica conversando com a atendente dos clientes e fica falando bobagens prela. Sei que o nome dela é realmente Alessandra, pois quando eu fui fazer compras com a minha mãe (segunda feira de manhã), eu parei para tomar o meu digníssimo café. E para a minha não surpresa, o coroa estava lá. Lembro que avulsamente eu escutei o nome Carlos seu proferido e resolvi usá-lo para formar o meu conto. Por um gole de café é o começo de uma idéia que me surge desde o começo do mês quando conversei com um amigo meu professor de teoria da literatura e que me convidou para participar de uma revista com o intuito de criar um movimento literário. Mas já fui de antemão aconselhado a encaminhar este meu conto para um concurso que está ocorrendo pela Rádio França Internacional a enviá-lo e concorrer a esse prêmio. Não sei se tenho bala na agulha para isso tudo, mas vou arriscar a acertar o alvo. Quem sabe? Pode ser que eu consiga. Mas para ler um gole de café não é somente ter esta idéia fixa de que é um moleque e um coroa tomando cafezinho enquanto uma rabugenta serve cafezinho. Antes mesmo é preciso saber que o texto começa com um verbo no passado, dizendo uma ação que irá acontecer.
Na verdade, já logo cagoetando, o Seu Carlos, pelo sintagma do texto, é o alter-ego do eu-lírico da história, que é um cara que se sente velho mas que rejuvenesce ao tomar aquele café. E para ter esta ideia fechada, veja quando o moleque fala pro café, a fala dele está no discurso direto, e quando as falas dos personagens ligado a imaginação do cara, está em aspas, e isso é importante ver na confecção do texto. Espero que gostem deste também como foi com a poesia! Mas eu tenho que dizer que este texto aqui tá melhor do que aquele do Santo!
E assim que der, eu coloco aqui uma musica que escrevi ano retrasado mais ou menos que é uma musica so para um cedê inteiro. ja com quase tudo feito, depois eu passo pra que vcs saibam!

nao se esqueçam de mandar mensagem pra mim

Nenhum comentário: